Connected Workplace – ISQe Work Model

Connected Workplace 

Podemos afirmar que o Connected Workplace é todo ele um ecossistema tecnológico totalmente integrado que se baseia em três pilares – pessoas, processos e tecnologia.

 

Work eXperience de excelência

O ISQe pretende proporcionar aos seus colaboradores uma Work eXperience de excelência e construir uma base sólida para o reconhecimento de talento, enquanto empregador de referência no mercado. Desde o início de 2022 que temos vindo a implementar um novo modelo de trabalho, o Connected Workplace, que vem reforçar a Employer Value Proposition do ISQe. Estando assente nos nossos Valores e nos fatores mais valorizados pelos colaboradores e potenciais candidatos a integrar os quadros da empresa, o Connected Workplace proporciona um ambiente diverso, inclusivo e favorável à criação de oportunidades transversais de crescimento pessoal e profissional das nossas pessoas.

 

Captar, Reter e Desenvolver Talento

Um dos maiores desafios da conjuntura atual nas organizações, para além do movimento de transformação digital global em curso em todos os setores empresariais, é a capacidade de captar e reter o melhor talento do mercado e este é também um dos desafios do ISQe, e um dos drivers mais importante que nos conduziu à construção de um modelo de trabalho diverso, inclusivo e inovador.

O Connected Workplace reflete a dinâmica de trabalho dos nossos colaboradores, a sua relação com as diferentes áreas de negócio e recursos disponíveis de suporte à operação. Está assente sobre um modelo produtivo sem barreiras à comunicação e colaboração, flexível, sem dependência de um espaço físico e que potencia um modelo híbrido de trabalho. O nosso conceito WAVE – Work Anywhere according to our Values and Engagement é a base deste modelo com o qual pretendemos contribuir para a generalização de um ambiente de trabalho colaborativo baseado na partilha, flexibilidade de posto de trabalho, disponibilidade e adaptabilidade. Visa, também, incutir uma cultura corporativa moderna e inovadora, que se encontra alinhada com a realidade organizacional, o potencial da empresa enquanto player de mercado e a envolvente socioeconómica atual.

 

Employer Value Proposition

O Connected Workplace enfatiza o reconhecimento individual e coletivo dos colaboradores, quer pelos objetivos alcançados quer pelas boas práticas desenvolvidas e os seus outcomes são muito diversificados. Acreditamos que o Connected Workplace terá influência direta no índice de felicidade dos nossos colaboradores e o reconhecimento de valor deste modelo será impulsionador do Employer Value Proposition do ISQe. Por isso, um onboarding de excelência, no qual estamos a investir, é essencial para a integração inicial de cada novo colaborador, contribuindo para a perceção de valor da organização e a perceção de crescimento que esta lhe poderá proporcionar. A avaliação de desempenho tem por base a matriz de valores e competências essenciais no negócio em que o ISQe se posiciona, contribuindo para o crescimento de cada colaborador e facilitando a sua participação em projetos diversos e atividades de desenvolvimento individual e de equipa, bem como formação especializada e alinhada com a oferta de negócio da empresa. O crescimento do ISQe deverá impulsionar o desenvolvimento de cada colaborador atendendo ao seu plano de carreira. No que concerne ao reconhecimento pessoal, como exemplo, integram o Connected Workplace a plataforma de reconhecimento pelos pares, com atribuição de distintivos (badges), o prémio de produtividade condicionado pelo reconhecimento pelos pares, gestores diretos e avaliação de desempenho, e estamos também a consolidar um plano de benefícios apelativo e consistente com as melhores práticas atuais do mercado.

Cada colaborador pode aceder ao WorkinOffice através de um dispositivo movel ou um browser para confirmar que estará num determinado dia no escritório, reservar um posto de trabalho disponível com os recursos que necessita, ou reservar qualquer outro espaço físico disponível por um determinado período de tempo.

O colaborador, através de uma interface simples de aceder e navegar, tem acesso ao mapa dos espaços físicos do escritório previamente configurado com todos os recursos disponibilizados. Esta vista virtual do escritório é disponibilizada num formato 2D, mas o cliente pode optar por disponibilizar um mapa em formato 3D de forma a proporcionar uma experiência mais interativa e apelativa aos seus colaboradores.

 

WAVE – Work Anywhere according to our Values and Engagement

O escritório é o nosso espaço privilegiado para o onboarding, reuniões de brainstorming e de design thinking, reuniões de unidade de negócio ou reuniões projeto, todo o trabalho de foco e que o seu desenvolvimento dependa unicamente do colaborador, pode ser realizado remotamente. Cada colaborador pode definir a sua presença no escritório em função das atividades a realizar semanalmente e de acordo com as indicações do gestor de cada área de negócio. Estamos a reconfigurar todo o nosso escritório, não só em rebranding de imagem, mas também alterações de otimização dos espaços e mobiliário orientadas a este novo modelo com espaços que incentivam e promovem a partilha de conhecimento, e desta forma assegurar a flexibilidade dos postos de trabalho, podendo cada colaborador reservar o melhor espaço para as atividades que tem a realizar.

 

Liderança humanizada

Promovemos uma Liderança humanizada, em que é realizado um acompanhamento próximo de projetos e pessoas, como uma prática essencial. As reuniões de projeto, de equipa ou one to one têm ocorrência mínima semanal, por forma a otimizar agendas e recursos, e são promovidos encontros recorrentes que envolvem toda a estrutura com o objetivo de comunicar resultados e progressos.

 

Pessoas, processos e tecnologia

Na prática, podemos afirmar que o Connected Workplace é todo ele um ecossistema tecnológico totalmente integrado que se baseia em três pilares – pessoas, processos e tecnologia.

Nas pessoas, contemplamos o onboarding, a comunicação contínua interna de engaging, os encontros trimestrais de toda a equipa e as atividades de equipa focadas na criatividade e inovação.

Nos processos, o cumprimento das regras e boas práticas impostas pelas certificações ISQe, ISO 27001 e ISO 27701, a avaliação de desempenho, o reconhecimento por pares e chefias, o prémio de produtividade, a implementação do medidor índice de felicidade e o conceito de trabalho híbrido WAVE.

Na tecnologia, a comunicação e colaboração através do Office 365 e Teams, o recrutamento, a formação e a avaliação de desempenho através da plataforma Cornerstone, a gestão de projetos, o registo de atividade e o suporte ao cliente através de uma plataforma CRM, a gestão de espaços e hotseats através da nossa ferramenta WorkinOffice e o acesso centralizado através do nosso portal People, que é a porta de entrada para o nosso Connected Workplace e para toda a gestão de processos de RH.

 

O Connected Workplace promove uma cultura corporativa adaptada aos nossos dias, flexível e assente nas pessoas, nas suas necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional, pretende ser um modelo de referência diferenciador e altamente apelativo para potenciais interessados em integrar a nossa equipa. Mais uma iniciativa ISQe de pessoas para pessoas.

Pedro Coelho, Diretor Sales & Marketing no ISQe
Este artigo foi publicado na edição Junho/Agosto 2022, nr.18, da revista Líder.

 

Download PDF

Avatar photo
Marketing & Communication
ana.diogo@isqe.com