Inovação na área da educação e formação

inovação educação formação

Desde 2006 que o ISQe se tem especializado no desenvolvimento de soluções integradas de formação à distância com recursos de aprendizagem multimédia. Somos hoje uma empresa de referência no mercado português, líder no desenvolvimento e implementação de soluções de gestão do talento e capital humano através da parceria já cimentada com a Cornerstone On Demand, um dos principais atores a nível mundial em sistemas de Formação e Gestão de Talento.

Após participarmos em alguns projetos de Investigação e Desenvolvimento de Inovação, decidimos apostar nesta área e alargar as nossas parcerias estratégicas a nível Europeu.

Temos hoje nove projetos co-financiados pelo programa Erasmus+ (Programa Europeu para a Educação, Formação, Juventude e Desporto), que apoia iniciativas alinhadas com os objetivos do “Espaço Europeu da Educação”, o “Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027)” e a “Agenda de Competências para a Europa”.

Temos vindo a posicionar-nos como parceiro estratégico especialista em Research & Innovation de Digital Learning Experiences, em várias áreas de conhecimento, nos setores do Ensino Profissional, Ensino Superior, Educação de Adultos e Juventude, apoiado numa equipa multidisciplinar que integra perfis como Instructional Designers, Designers, Media+web Developers, Quality Assurance Specialists, R&Di Specialists, Platform Implementation Consultants, Programmers e Software Engineers.

Na área da energia, concebemos e desenvolvemos os materiais de suporte à parte teórica do curso para qualificar “Técnicos Europeus para a Eficiência Energética em Edifícios” do projeto REACT, produzindo diferentes recursos multimédia, mapas conceptuais e um serious game que garante a avaliação formativa dos formandos.

Estamos também a colaborar com o desenvolvimento de produtos digitais inovadores que incluem ferramentas online de sistematização de conteúdos e serious games, em parceria com várias Universidades Europeias, nos projetos digiLEAP (digitalização dos cursos de Ensino Superior na área do Direito) e EU TeachPaaS (num âmbito mais alargado, promovendo a digitalização do Ensino Superior de uma forma transversal).

Nos esforços contra a COVID19, o projeto DEMO OR DIE aposta na formação de profissionais de saúde na utilização da impressão 3D, estando o nosso contributo na produção de uma skin interativa para Moodle que vem permitir a integração de todos os materiais e ferramentas desenvolvidas de forma lúdica e gamificada.

O ISQe foi ainda escolhido para desenvolver o programa pedagógico, recursos digitais interativos e produtos e-learning para Ensino Superior, nos projetos digiSTEP e ARIEES, nas áreas da sustentabilidade e impacto social. Já no setor da juventude, no âmbito projeto DIYouth, estamos a desenvolver um percurso de aprendizagem focado nas necessidades de aprendizagem dos jovens onde temos também um papel de suporte no desenvolvimento da Plataforma de Aceleração Digital.

Com o compromisso de continuar a aumentar a nossa oferta na área das soft skills e competências transversais na Educação de Adultos, no ISQe decidimos aceitar o desafio de desenvolver um programa de formação com recurso a Realidade Virtual, desenhado para fomentar as competências do Quadro Referencia Europeu LifeComp (Competências para a vida), no âmbito do novo projeto LIFEx.

Com a experiência ganha nestes projetos, uma rede alargada de parceiros estratégicos a nível Europeu e a competência interna na área do Instructional Design, o ISQe decidiu assegurar a coordenação do projeto QUEST. Este projeto tem como objetivo criar a qualificação para o novo Perfil Profissional Europeu de Instructional Designer, bem como as ferramentas e processo do Reconhecimento e Validação de Competências Adquiridas. Além da coordenação do projeto, o ISQe vai liderar o desenvolvimento do curso e-learning e de um tutor virtual AI (inteligência artificial), que vai permitir o acompanhamento individualizado dos formandos durante o percurso de formação. O projeto QUEST conta com parceiros da Suiça (EFCoCert Foundation), Irlanda (FIP), Finlândia (Universidade de Turku), Portugal (ISQe e IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação) e ainda da Rede Europeia de e-learning e Ensino à Distância (EDEN).

O ISQe continua a sua aposta no desenvolvimento de soluções inovadoras na área da educação e formação, com forte componente pedagógica, técnica e tecnológica, e estes projetos são essenciais para podermos melhorar a nossa oferta para clientes corporativos, universidades, escolas de formação profissional entre outros stakeholders.

 

ANDREIA MORGADO, RESEARCH & INNOVATION SPECIALIST NO ISQE
ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO WEBSITE DA REVISTA HUMAN,  31/03/2022
Avatar photo
Marketing & Communication
ana.diogo@isqe.com