Unilabs

UNILABS

Inovação na gestão de talento. Unilabs e ISQe: Uma parceria de sucesso

Valorizar os Recursos Humanos através do reforço e atualização de competências das Pessoas nas empresas é a missão do ISQe. A empresa do grupo ISQ, referência no mercado português no desenvolvimento e implementação de soluções de gestão do talento e capital humano, conta com 15 anos de experiência e parcerias com diversas organizações no tecido empresarial nacional e internacional.

“Unitalent” é o nome de uma solução inovadora que surge da parceria de sucesso entre a Unilabs e o ISQe, baseada num propósito muito claro – criar uma identidade própria para um novo programa de acolhimento da Unilabs Portugal. A solução tecnológica desenvolvida pelo ISQe, e suportada pela plataforma Cornerstone on demand, foi a resposta para a criação de um projeto único, apelativo e envolvente, totalmente alinhado com a imagem e cultura da empresa.

Atuando no setor da Saúde, e sendo líder de mercado nos meios complementares de diagnóstico, com mais de mil unidades de atendimento e cerca de dois mil colaboradores em Portugal, para a Unilabs o desafio estava identificado: consolidar uma identidade e cultura únicas, uniformizar políticas e processos e tirar o máximo partido da tecnologia.

Assim surgiu a solução Unitalent, capaz de gerir todos os processos inerentes à gestão de Recursos Humanos, desde o recrutamento, passando pelo onboarding e até aos planos de carreira. Mas não só. Envolver toda empresa, e não apenas os novos colaboradores, consolidar um módulo de learning e até disponibilizar uma biblioteca digital, são parte de uma solução única e personalizada. “Para toda a componente de onboarding mais institucional, que vai desde a apresentação da Unilabs, às boas-vindas da nossa Direção Executiva, ao ciclo de vida do colaborador, e a temas como a Qualidade, a Segurança, o RGPD, e a Cibersegurança, desafiamos e fomos desafiados pela equipa do ISQe a procurar diversificar e inovar nos formatos”, refere Raquel João Ribas, Sourcing & Development Director da Unilabs.

Suportados nos módulos de Learning e de Gestão de Desempenho, foi criado um “mundo Unilabs, um cenário virtual e interativo, onde a nossa mascote, o Gotas, vai lançando vários desafios, que incluem diferentes módulos formativos e momentos de check-in com o gestor, ao longo dos primeiros seis meses”, acrescenta.

A Unilabs Portugal é constituída por um universo variado e diversificado de empesas, com diferentes realidades e culturas, e com uma ampla rede dispersa geograficamente. A aposta numa única plataforma era por si evidente, e Raquel João Ribas acrescenta que “desde que temos em uso a Unitalent, acessível a todos os colaboradores de norte a sul do País, conseguimos não só informatizar e agilizar os procedimentos, tornando mais transparente todo o processo, como estar mais próximos e capazes de responder em tempo útil aos pedidos dos nossos clientes internos”.

Para uma empresa com a dimensão e variedade da Unilabs, é fundamental que o recrutamento seja bem-sucedido e por isso torna-se crucial encontrar a ferramenta certa que dê suporte ao volume desse procedimento. A solução Unitalent representou uma mais-valia pela visão integrada, quer da área de atração de talento como um todo, quer de cada processo de recrutamento, desde o pedido de recurso até à admissão. O próprio acompanhamento da experiência do candidato teve ganhos significativos, tais como feedback em todas as fases do processo, informação disponível para consulta do estado dos processos, entre outras. Um ganho secundário da utilização do módulo de recrutamento foi a maior facilidade no cumprimento das regras do RGPD.

Usar esta solução tecnológica representou também uma aposta na atração de talento. Raquel João Ribas afirma que a empresa tem presente a ideia de que “cada vez mais as novas gerações são verdadeiros nativos digitais e que temos de chegar a esta franja de talento da forma mais digital possível, assegurando em paralelo a transparência dos processos e uma comunicação constante”. A este nível o módulo de recrutamento foi por isso essencial. Para a Unilabs, o employer branding depende não só dos esforços para o robustecer e comunicar, como também da capacidade de humanizar cada interação, seja ela com quem procura para fazer um estágio, um potencial candidato ou um colaborador.

Se o desafio é garantir uma cultura comum, com o foco nas pessoas, o processo de acolhimento de um novo colaborador é determinante para potenciar o sentido de pertença e o compromisso com o projeto da empresa. Sendo uma etapa determinante para todas as organizações, reveste-se de particular importância no caso da Unilabs, tendo em conta a coexistência de diferentes realidades que têm de convergir para uma cultura única. “É essencial que desde o primeiro minuto mergulhemos na nossa realidade, e tenhamos uma visão integrada da nossa oferta de serviços, para que o contributo de cada um continue a impactar e a marcar a diferença na vida dos nossos clientes”, realça Raquel João Ribas, que refere a necessidade de rever e transversalizar o respetivo programa de acolhimento, mantendo o foco nas pessoas e assegurando uma dupla vertente, uma componente mais institucional e uma componente mais técnica, que no seu conjunto dotam os novos colaboradores de competências e ferramentas para responder aos desafios de trabalhar numa empresa com o ritmo e intensidade da Unilabs, sem descorar a qualidade.

De referir ainda o módulo de Learning que, tal como as demais funcionalidades da plataforma, está acessível a todos os colaboradores, e onde já foram lançadas formações transversais para targets mais específicos, para além do registo das diferentes formações que ocorrem em sala ou em contexto real de trabalho, que permite capitalizar o investimento feito no programa de acolhimento. Isto porque as diferentes formações que irão constar do acolhimento de novos colaboradores serão também disponibilizadas a quem já faz parte da equipa Unilabs, para refresh das temáticas, para reforçar o compromisso e tirar partido da gamificação associada. Ainda com suporte do módulo de Learning para efeitos de registo, mas a decorrer presencialmente, existe a componente de formação técnica on job. Por último, e tirando partido da Uniteca, a biblioteca digital criada na plataforma UniTalent, é possível disponibilizar dicas, tanto para os gestores como para os novos colaboradores, para que ambos tirem o máximo de partido desta informação.

LEVOU-NOS A OPTAR PELA CORNERSTONE…

 

“A solução tecnológica desenvolvida pelo ISQe, e suportada pela plataforma Cornerstone on demand, foi a resposta para a criação de um projeto único, apelativo e envolvente, totalmente alinhado com a imagem e cultura da empresa.”

 

Por Raquel João Ribas, Sourcing & Development Director da Unilabs

Este artigo foi publicado na edição nr16 da revista Líder.

Marketing & Communication
pedro.coelho@isqe.com