Sonae Sierra e ISQe

sonae sierra / isqe

COMO A SONAE SIERRA GARANTIU UM PROCESSO DE RECRUTAMENTO ‘USER FRIENDLY’

Com mais de 900 colaboradores e com uma experiência prévia bem-sucedida com o módulo de learning do software Cornerstone, implementado pelo ISQe, a Sonae Sierra recorreu mais uma vez à plataforma, desta vez, para facilitar o processo de recrutamento. Em apenas três meses, a ferramenta estava pronta para responder à necessidade de interface com os clientes internos e externos da empresa do grupo Sonae.

33 ANOS DE VIDA, +900 COLABORADORES, 27 CENTROS COMERCIAIS, 124 ATIVOS IMOBILIÁRIOS

Fundada em Portugal em 1989 – ano em que recebia o nome de Sonae Imobiliária –, a Sonae Sierra estabeleceu-se como a empresa do grupo Sonae dedicada ao setor imobiliário, com um grande foco nos centros comerciais. Envolvida em todos os processos, desde a procura do espaço para construir o centro comercial, passando pelas fases de licenciamento, projeto de arquitetura, até à construção do próprio edifício e à gestão e rentabilização do ativo.

Nos últimos anos, apesar de continuar a deter 27 centros comerciais, a empresa tem assumido uma nova estratégia, 100% voltada para aquilo que é a gestão de serviços, e com novos projetos: hotéis, residenciais de estudantes e de 3.ª idade, e até, mais recentemente, mercados – atualmente, a gerir por exemplo o mercado de Braga e o mercado Bom Sucesso, no Porto. No total, a empresa é, ao dia de hoje, responsável por 124 ativos imobiliários detidos, geridos e/ou comercializados e conta com cinco projetos em desenvolvimento.

Em setembro deste ano, a Sonae Sierra contava com mais de 900 colaboradores, divididos por quatro grandes áreas de atuação: gestão e investimento; arquitetura e engenharia; gestão de ativos e de mobiliário; sustentabilidade (esta, uma das áreas que torna a empresa tão reconhecida no mercado, com uma aposta forte desde há 30 anos).

Com tantos colaboradores e uma carteira de clientes espalhados pela Europa, América do Sul, Norte de África e Ásia, as novidades não poderiam ficar por aqui, sobretudo no que à gestão de RH diz respeito. A empresa, que já contava com uma experiência muito positiva relativamente ao módulo de formação implementado em 2015, voltou a recorrer, em 2019, ao software da Cornerstone OnDemand, mas, desta feita, para facilitar o processo de recrutamento.

CLIENTES INTERNOS ENVOLVIDOS, EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR OTIMIZADA

Foram necessários apenas três meses para que o ISQe, parceiro implementador do software de gestão de pessoas, tornasse operacional a ferramenta na empresa. Para além da empresa de desenvolvimento e implementação deste tipo de soluções, a Sonae Sierra contou com uma project manager e com a participação ativa da própria equipa de recrutamento para a gestão do projeto. Apesar de anteriormente deter uma ferramenta de gestão de recrutamento, a Sonae Sierra sentiu a necessidade de haver um maior envolvimento, uma maior participação do cliente interno no processo, ao nível, por exemplo, da definição do perfil pretendido, do acompanhamento e feedback das entrevistas, etc.

Como explica à RH magazine Ana Cruz, responsável da estratégia de Talent and Performance Management for Europe and New Business da Sonae Sierra, “nós quisemos envolver mais o cliente interno no processo de gestão do recrutamento e, com a Cornerstone, ele consegue fazê-lo de A a Z; consegue entrar e perceber o que está a acontecer, quais as tarefas que tem de fazer e quando”. Este tipo de ferramenta permite automatizar muito as tarefas e evitar gargalos com uma única página onde todas as candidaturas são geridas de forma rápida e personalizada permitindo poupar tempo e esforço.

Já do lado da experiência do utilizador, a ideia foi tornar o processo de recrutamento muito mais ágil, menos burocrático, mais simples e “user friendly”. Agora, o candidato já não precisa de responder a uma longa lista de questões, necessitando apenas de fazer o upload do seu CV. A partir daí, a resposta sai também muito mais facilitada – a marcação de entrevistas, o feedback, é tudo feito através da plataforma. “Enquanto que, antigamente, eu tinha de enviar um e-mail, ou fazer um telefonema, agora, o cliente interno já sabe que encontra toda a informação dentro daquela plataforma – ele tem os alertas, nós temos os alertas; quando insere o resultado da entrevista que acabou de fazer, nós automaticamente recebemo-lo no nosso e-mail e, portanto, é tudo muito mais fácil”, garante Ana Cruz, sublinhando que, ao suprimirem-se etapas, ganha-se um tempo que é crítico no recrutamento.

“O mercado está completamente sobreaquecido. Porquê? Porque o digital passou a ser uma ferramenta para todos e, portanto, qualquer função pode ser desempenhada do outro lado do mundo. Com este tipo de soluções, a gestão de RH acontece facilmente, e, no nosso caso, depois de um benchmarking, percebemos que a Cornerstone tinha a melhor resposta para aquelas que eram as nossas necessidades”, diz.

A facilidade com que conseguem obter reports de todas as situações em qualquer etapa do recrutamento também pesou na escolha da solução.

Por Ana Cruz, Talent and Performance Management for Europe and New Business na Sonae Sierra
Este artigo foi publicado na edição Novembro/Dezembro 2021, nr.137, da revista RH Magazine.
Marketing & Communication
ana.diogo@isqe.com