FORUM RH é um encontro com uma vertente muito prática

FORUM RH 

ENCONTRO COM UMA VERTENTE MUITO PRÁTICA

O ISQe disponibiliza soluções e serviços que respondem às necessidades globais da gestão de talento que requerem o suporte da tecnologia.

 

Qual o significado e a perspetiva para o ISQe da participação no Fórum RH 2022?

Temos participado como patrocinadores do Fórum RH por este ser um encontro de grande relevo focado nas práticas e soluções para a gestão dos recursos humanos. Por ser dirigido essencialmente a quem no dia a dia tem esse papel determinante para o sucesso empresarial, hoje muito suportado nos processos de gestão do talento que têm em prática, é um encontro de discussão e partilha de experiências com uma vertente muito prática pelo que é uma oportunidade para melhor conhecermos também o mercado e as necessidades emergentes na gestão de pessoas.

 

Atrair, formar e reter talento é o grande desafio das empresas (…). O ISQe tem, acima de tudo, desenvolvido soluções que visam dar-lhe resposta.

 

O que mudou na gestão de talento nas empresas nestes mais de 15 anos de existência do ISQe?

A dinâmica do mercado de trabalho face ao contexto socioeconómico tem trazido enormes desafios aos quais a evolução tecnológica tem sido uma mais-valia na otimização dos processos de gestão permitindo criar novas estratégias de relacionamento com a força laboral, mais proximidade e lideranças mais humanizadas. Nesse sentido, a valorização e a qualificação das pessoas é hoje a tendência mais assinalável. Atrair, formar e reter talento é o grande desafio das empresas pela vantagem competitiva que premeia aquelas que investem nos seus colaboradores.

O ISQe, como prestador de serviços e implementador de soluções no mercado da gestão de talento – através da parceria com um dos líderes de mercado nesta área, a Cornerstone, e pela oferta de formação direcionada às necessidades específicas de cada cliente -, tem desenvolvido soluções que visam dar resposta acima de tudo a este grande desafio tão atual.

 

O ISQe, atualmente, tem a sua atividade centrada mais nas soluções ou nos serviços?

O ISQe tem cada vez mais evoluído para um posicionamento de total abrangência. Se pensarmos na nossa oferta global de soluções que cobrem as necessidades de gestão unificada de todo o ciclo de vida do colaborador numa empresa, desde o recrutamento, o onboarding, a formação, a avaliação de desempenho, o plano de carreira e até mesmo ao offboarding, e os serviços que implementamos para a

materialização destes processos, para além do suporte contínuo que asseguramos pós-projeto, então posso afirmar que temos a nossa atividade centrada sim em dar resposta às necessidades globais dos nossos clientes para gerir as suas pessoas tendo a tecnologia como suporte para atingir os seus objetivos. Importa referir que oferecemos também serviços de BPO, temos elementos das nossas equipas a integrar equipas dos clientes de forma a assegurar a gestão diária dos seus sistemas e soluções implementadas.

 

A nossa oferta global de soluções cobre as necessidades de gestão unificada de todo o ciclo de vida do colaborador numa empresa.

 

Há um perfil das empresas que são vossas clientes? No essencial, o que procuram?

Temos atualmente como clientes empresas de várias dimensões, desde os maiores grupos empresariais portugueses e vários internacionais, bem como empresas com estruturas de menor dimensão, mas os desafios e necessidades que nos apresentam, na verdade, são transversais e estão essencialmente focados em aumentar a proximidade com o colaborador, a eficiência e simplificação de processos como o de avaliação de desempenho ou a certificação de competências através da formação em formatos e-learning. O que é claramente comum a todas as empresas é ter como estratégia de desenvolvimento organizacional suportar estes processos em tecnologia, o que contribui não só para uma organização ágil, mas também gera conhecimento a partir de indicadores necessários que permitam criar planos de ação para a melhoria organizacional a todos os níveis.

Como se caracteriza a presença internacional do ISQe?

A nossa presença internacional tem duas vertentes que assumem grande relevância, quer seja a extensão de serviços prestados a empresas ou subsidiárias de grupos empresariais portugueses com presença em outras geografias com os quais trabalhamos diretamente, quer em projetos internacionais em parceria com a Cornerstone em que assumimos a implementação e a manutenção contínua das soluções implementadas. Nesta vertente, o ISQe, é um parceiro de referência da Cornerstone pela experiência acumulada nestes últimos 10 anos de parceria que já nos levou a desenvolver mais de 80 projetos de implementações Cornerstone. Temos apostado fortemente também no desenvolvimento de produtos de “valor acrescentado”, módulos de software adicionais que complementam as soluções que implementamos e que dão resposta a necessidades específicas dos nossos clientes. Training Plans para Cornerstone é um exemplo, esta ferramenta permite criar e gerir todo o plano anual de formação de uma organização, desde o levantamento de necessidades até à gestão do orçamento anual para a formação. Esta ferramenta está hoje certificada pela Cornestone e a ser implementada gradualmente em outras geografias em clientes da Cornerstone.

Pedro Coelho, Diretor Sales & Marketing no ISQe
Esta entrevista foi publicada na RH Magazine, edição 140, Maio/Junho 2022.

 

Download PDF

Avatar photo
Marketing & Communication
ana.diogo@isqe.com