O Impacto da Inteligência Artificial nas funções RH

IA

O Impacto da Inteligência Artificial nas funções RH

Segundo os resultados apresentados no “The Future of Jobs Report 2023” do Fórum Económico Mundial, mais de 85% das organizações pretendem aumentar a implementação de novas tecnologias nos próximos cinco anos, e quase metade (44%) das competências individuais dos colaboradores precisam de ser atualizadas.

O Machine Learn, que tem vindo a influenciar o nosso dia a dia e em especial a dinâmica dos postos de trabalho, gerou uma mudança significativa na sociedade rumo à automatização, especialmente no mundo da tecnologia da área de Recursos Humanos (RH). Assim, compreender como a tecnologia impulsionada por Inteligência Artificial (IA) pode transformar rapidamente o local de trabalho, é agora, mais importante do que nunca. Nessa perspetiva, as organizações devem aproveitar a IA para melhorar as competências dos seus colaboradores e, mais importante, cultivar uma cultura de aprendizagem contínua, na qual os colaboradores possam responder efetivamente às mudanças dinâmicas em curso.

É inquestionável que a IA tem um impacto significativo nas funções de RH, podendo trazer várias mudanças e novas oportunidades. Com a IA é possível analisar, por exemplo, grandes volumes de dados da área de RH, como é o caso dos dados de desempenho, avaliações de desempenho, feedbacks e históricos de formação, de forma a contribuir para a identificação de tendências e padrões e a proporcionar insights para tomadas de decisões mais informadas.

Fazendo parte de uma empresa que traz para o mercado soluções que atualmente integram de base IA e que visam ajudar as áreas de RH na gestão e desenvolvimento das suas pessoas, é muito interessante constatar os resultados da aplicação destes mecanismos e o impacto positivo que têm na melhoria de processos nos nossos clientes e acima de tudo na, cada vez maior, personalização de serviços.

Alguns exemplos do impacto da IA nas funções de RH são:

  • Otimização do processo de aquisição e recrutamento de talentos: otimizar grandes volumes de currículos, triagens de candidatos e realização de entrevistas virtuais.
  • Melhoria do processo de integração de novos colaboradores: proporcionar experiências personalizadas de integração e on-boarding, orientar os novos colaboradores com respostas às perguntas mais comuns, enquanto liberta recursos de RH.
  • Análise preditiva para retenção e planeamento de sucessão: através da análise de vários fluxos de dados, a IA ajuda os líderes de RH a identificar riscos de perda de talento, enfrentar desafios de retenção e desenvolver planos eficazes de sucessão.
  • Gestão inteligente de desempenho: fornecer feedback em tempo real e planos de desenvolvimento personalizados para avaliações de desempenho mais precisas e um reconhecimento justo das conquistas dos colaboradores. A IA ajuda a identificar gaps de competências e contribui para a criação de um plano de desenvolvimento individual mais adequado às funções de cada colaborador e em linha com os seus objetivos.
  • Melhoria na formação e desenvolvimento: fornecer conteúdos de formação personalizados, identificar lacunas de competências e criar programas de desenvolvimento direcionados, com base nas necessidades individuais dos colaboradores.
  • Compromisso e bem-estar dos colaboradores: monitorizar o compromisso e o bem-estar dos colaboradores e permitir medidas de apoio proativas através de diversos canais, incluindo pesquisas, interações em chat ou redes sociais.
  • Tomada de decisão com participação humana: assegurar a mitigação de risco e evitar danos não intencionais, permitindo a supervisão humana em cada processo.
  • Assistência virtual e chatbots: a IA permite a implementação de assistentes virtuais e chatbots para dar suporte aos colaboradores, como por exemplo, responder a perguntas sobre benefícios, políticas internas, procedimentos de RH e orientações gerais.

 

É importante ressalvar, no entanto que, embora a IA ofereça oportunidades claras para otimizar as funções de RH, também traz desafios entre os quais, preocupações éticas, de privacidade de dados e a necessidade de equilibrar a automação com o toque humano necessário nas interações com os colaboradores. Mas estas são questões para as quais seguramente a própria IA vai ajudar a desenvolver mecanismos e estratégias que assegurem a integridade de sistemas e dados, e que contribuirão claramente para elevar os níveis de compromisso entre o colaborador e a organização.

Pedro Reis Coelho, Diretor Sales & Marketing no ISQe
Este artigo foi publicado na revista RH Magazine, edição 147, julho-agosto, 2023.
Avatar photo
Marketing & Communication
ana.diogo@isqe.com