20 vantagens do e-Learning

20 vantagens do e-Learning

o e-learning passou a integrar as práticas de formação nas organizações. Os seus benefícios e o seu potencial para os projetos de desenvolvimento de competências dos colaboradores é amplamente reconhecido pelo mercado.

Devido à crescente competitividade, as empresas procuram cada vez mais potenciar o capital intelectual que possuem investindo no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. O e-learning é um veículo privilegiado para esse desenvolvimento.

O e-learning é o meio de distribuir rapidamente conteúdos formativos para formar de forma rápida e eficaz com a garantia de passagem de conhecimento de forma contínua, reutilizável, uniforme e personalizado.

20 vantagens do e-Learning

 

01 – Rápida atualização de conteúdos

Por seu feito numa plataforma web, o e-learning permite uma rápida atualização de conteúdos pelas equipas de desenvolvimento. Corrigir ou adicionar novas atualizações é feito de forma rápida e disseminada automaticamente para todos os participantes.

02 – Conteúdos permanentemente disponíveis

Os conteúdos estão online, o colaborador pode, em qualquer momento da formação, rever conteúdos para esclarecimento de uma dúvida ou progredir no curso. Este é o conceito Anytime Anywhere da formação em e-learning.

03 – Reciclagem dos conteúdos da formação

Esta modalidade de formação permite que o mesmo curso possa ser dirigido a diferentes tipos de colaboradores e em diferentes momentos de formação. Os conteúdos também podem ser reavaliados e atualizados no futuro com relativa facilidade.

04 – Oferta de formações alargada

O e-Learning é mais alargado porque não está limitado a um espaço físico com meia dúzia de salas nem à disponibilidade de um conjunto de Formadores, bem como existe um imenso numero de ofertas de formação nesta modalidade disponíveis no mercado.

05 – Possibilidade de oferecer conteúdos personalizados

Cada colaborador pode, se for pretendido, optar pelo plano de formação que melhor se encaixe no seu perfil, adequando-o aos seus conhecimentos, perspetivas e ambições profissionais e ainda ao horário que lhe convém.

06 – Grande diversidade de metodologias de ensino

No e-Learning as metodologias são mais abrangentes, não dependem da estratégia e gosto pessoal de um formador

07 – Desenvolvimento de novas práticas com confiança

Um dos motivos que leva as empresas a se interessarem pelo e-Learning é o bem-estar no trabalho, pois é a solução mais adequada para ajudar as pessoas a desenvolver novas práticas com confiança.

08 – Maior partilha de conhecimento

As ferramentas utilizadas em e-Learning proporcionam a troca de informação e de experiências entre os colaboradores na organização de forma mais rápida e simplificada suportada em ferramentas de comunicação das plataformas de suporte a dinamização da formação, permitindo gerar maior conhecimento sobre as matérias em estudo.

09 – Facilita a interação

Seja através de emails, chats, fóruns de discussão ou qualquer outra ferramenta utilizada nas plataformas de aprendizagem online escolhidas, a interação entre o formando e os colegas é incentivada e a comunicação com os formadores é facilitada para que o acompanhamento de todo o processo esteja sempre presente.

10 – Oferece questionários completos e permite medir de forma credível o conhecimento adquirido

As avaliações online, antes e após a aprendizagem, são uma excelente oportunidade para avaliar o que o colaborador conseguiu assimilar.

11 – Reduz custos

No e-Learning há uma menor necessidade de recursos e não há necessidade de serem pagas despesas de deslocação nem de dispensar os colaboradores do seu local de trabalho durante o horário laboral.

12 – Melhora a eficácia

Com programas de formação a distância, as empresas podem realizar facilmente o tratamento de dados relativamente ao desempenho dos seus colaboradores. Estes dados vão ser importantes para a definição de novas iniciativas formativas, dado que são detetadas as lacunas de formação de cada pessoa. Existem ainda outras ferramentas que, associadas à ferramenta de disseminação da formação, podem ajudar a gerir as competências, possibilitando assim a gestão proactiva dos recursos humanos.

13 – Permite alinhar as competências dos colaboradores às exigências do negócio

Todos os setores da empresa precisam de melhorar as competências das equipas continuamente para não ficarem em desvantagem em termos de mercado.

14 – Normalização dos conteúdos

Com base nos referenciais existentes (em especial SCORM, Tin Can), as organizações podem uniformizar os conteúdos para a formação a distância e proceder à rentabilização desses mesmos conteúdos para outras plataformas que sejam compatíveis com as mesmas normas.

15 – Força de trabalho mais produtiva

As empresas que recorrem ao e-Learning são mais produtivas porque se mantêm atualizadas face às últimas tendências e inovações existentes nas respetivas áreas de atuação, mas também conseguem maior disponibilidade por parte dos colaboradores para aderir às iniciativas de formação, uma vez que a gestão do tempo dedicado é pessoal.

16 – Flexibilidade nas formas de acesso a conteúdos evitando deslocações

No e-Learning a gestão de tempo é bastante mais flexível e adaptada às necessidades de quem frequenta a formação. Também no caso de empresas com horários de funcionamento que não correspondem ao horário diurno mais comum, o e-Learning poderá ser uma excelente escolha

17 – O formando pode definir o seu ritmo de aprendizagem

Independentemente do curso, cada formando pode definir o seu ritmo, demorando-se mais ou menos tempo em cada unidade de aprendizagem ou explorando mais ou menos estratégias e metodologias.

18 – Aumenta a autoconfiança e o sentido de responsabilidade dos formandos que passam a ser gestores da sua aprendizagem

O e-Learning não apela à “preguiça” ou irresponsabilidade. Os formandos tendem a ser mais responsáveis com a sua aprendizagem, precisamente porque não têm um formador de carne e osso que os possa repreender ou elogiar.

19 – Incentiva o desenvolvimento constante de competências

É atrativa uma qualificação contínua para quem nela investe, beneficiando o colaborador e também a própria empresa.

10 – Oferta diversa de formação

Existem atualmente um numero grande de fornecedores de conteúdos standard em catálogo que pode ser adquirido pelas empresas, especializados em várias áreas técnicas ou comportamentais. Também existem vários fornecedores de mercado que desenvolvem conteúdos a medida de cada cliente, o que poderá responder melhor a necessidades especificas de formação em processos específicos de cada empresa.

 

Marketing & Communication
pedro.coelho@isqe.com